CURSO-~1

    Revista Eletrônica
      Acervo Saúde/
    Electronic Journal
    Collection Health

  
                  Volume 4 (2)


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EDITORIAL

A REAS/EJCH vem, desde a sua fundação, empreendendo esforços no sentido de ampliar, em quantidade e qualidade, as publicações científicas por ela veiculadas. Nesse sentido, com a política de gestão implantada na revista, investimentos têm sido feitos para a ampliação do corpo editorial e de consultores ad hoc, resultando no atual desenho o qual conta com pesquisadores renomados nas suas respectivas áreas de conhecimento, com abrangência nacional e internacional, o que assegura aos autores a confiabilidade necessária a uma boa análise dos manuscritos submetidos à publicação na revista.

Em virtude disso, vem se evidenciando, também, uma ampliação consubstancial dos leitores, através do aumento do número de acessos aos artigos publicados. Com temas instigantes e atuais, a revista vem cumprindo seu propósito na difusão do conhecimento produzido na área da saúde, o que se pode constatar nas cinco publicações deste número, as quais reúnem três pesquisas originais e duas revisões as quais tratam de temas que importam a prática assistencial e pedagógica e ao processo de trabalho hospitalar.

O primeiro artigo de pesquisa original convida o leitor a refletir sobre o papel do profissional junto às famílias de crianças que necessitam de cuidados associados à terapia medicamentosa aplicada no domicilio. Os resultados apontam a associação entre a educação em saúde, a prática do cuidado e a terapêutica médica no tratamento de enfermidades respiratórias com vistas a qualificar a assistência às crianças que sofrem destes malem.

O segundo artigo de pesquisa original volta-se para a viabilidade de o sociodrama ser utilizado como ferramenta pedagógica na formação de enfermeiros. As conclusões apontam para resultados positivos junto aos estudantes, no enfrentamento de problemas próprios do cotidiano da assistência em saúde. Observa-se que apesar de ser um estudo aplicado na especificidade da formação de enfermeiros, a experiência pode servir a outros contextos de formação.

Ainda no contexto da área da enfermagem, o terceiro artigo original trata da autonomia profissional do enfermeiro à luz da percepção de técnicos de enfermagem. Interessante observar que esta pesquisa coloca um determinado membro da equipe refletindo sobre uma questão que envolve outro membro, líder da equipe, sobre o que a ele cabe, mas que, por fim, impacta no trabalho de ambos os envolvidos no processo de trabalho de cuidar da enfermagem.

Os dois artigos de revisão tratam de temas relevantes, sendo um do campo da gestão do processo de trabalho através da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e o outro sobre as crenças e as atitudes de estudantes sobre o alcoolismo. Ambos contribuem de forma importante para a atualização do conhecimento da área, apontando que tanto os profissionais, no caso da SAE, quanto os estudantes, no caso do alcoolismo, precisam investir na qualidade das informações e do preparo para a prática profissional no domínio de tais temas.

Aos leitores da REAS/EJCH desejamos um bom estudo e promissoras aplicações dos resultados dos trabalhos publicados neste fascículo.


Márcia de Assunção Ferreira
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Enfermagem Anna Nery  




ARTIGOS ORIGINAIS


1. Uso de Espaçadores em Crianças com Asma: Emprego da Técnica Inalatória.  Ana Alice A. Ibiapina Parente, Leonardo S. de Farias, Maria de Fátima B. Pombo March, Mariana S de Farias, Clemax C. Sant´Anna.


2. A Utilização do Sociodrama Como Estratégia Pedagógica na Formação do Enfermeiro. Maria Regina Martinez, Érica Prado Viana.
 

3. Autonomia do Enfermeiro: Concepções dos Profissionais Técnicos em Enfermagem. Kátia Stancato, Marcelle Castro dos Santos Gonçalves.



ARTIGOS DE REVISÃO


4. Sistematização da Assistência de Enfermagem do Processo de Trabalho Hospitalar: Uma Revisão Integrativa. Revisão Integrativa. Elana Maria Ramos Freire, Camila Csizmar Carvalho, Zélia Marilda Rodrigues Resck.

5. Crenças e Atitudes de Estudantes de Enfermagem em Relação ao Alcoolismo: Revisão Integrativa. Marcus Luciano de Oliveira Tavares, Cínthia Verdolin Lopes, Amanda Marcia dos Santos Reinaldo.



 

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