vol4
  Revista Eletrônica Acervo
 Saúde / Electronic Journal
       Collection Health

                       Volume 4 (1)











http://www.arsalgarve.min-saude.pt/site/index.php





EDITORIAL


Iniciamos este editorial agradecendo a todos que nos auxiliaram na finalização deste fascículo. Neste exemplar, em busca da constante melhoria da REAS/EJCH, nossa preocupação foi à qualidade do produto editorial e a facilidade de manuseio para o leitor e, sobre tudo, o impacto da revista junto à comunidade científica. A constante mudança no padrão editorial da revista refletiu diretamente na crescente demanda na submissão de novos artigos, isso mostra que a REAS/EJCH vem conquistando seu espaço no cenário científico nacional e na acreditação entre os profissionais e pesquisadores do país. Nesses dois anos de existência, temos procurado garantir sua periodicidade em caráter regular e atualmente estamos trabalhando para ampliar o alcance de sua divulgação, com vista às bases das agências de indexação internacional.

Neste fascículo, apresentamos trabalhos de pesquisadores de diversas instituições de ensino, iniciando com a pesquisa chefiada pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva (EEWB-Itajubá-MG), que mostra a importância da caracterização do autocuidado em pacientes usuários de um serviços de atenção primária a saúde. O estudo aborda também a importância da atuação do profissional de Enfermagem nesse processo. Partindo para a área biomédica, o estudo da Profa. Dra. Ana Beatriz A.T. Loyola et al. (Univás-Pouso Alegre-MG) verificou a presença de coliformes totais em água potável consumida em um Hospital do Sul de Minas Gerais, sugerindo uma maior atenção no controle de qualidade da água. Na área clínica, a Profa. Dra. Adriana R.A. Mendonça et al (Univás-Pouso Alegre-MG) aborda o estilo de vida entre portadores de Síndrome de Down, desmistificando, a relação destas pessoas com má qualidade de vida. Por fim, apresentamos duas revisões bibliográficas, uma sobre asma ocupacional, realizadas por Carvalho P.K. e colaboradores, e outra sobre os riscos hereditários do câncer de próstata, realizada por Brito SFS e colaboradores.

Esperamos que apreciem o volume e recomendem a REAS/EJCH a outras pessoas. Boa leitura.



Diego Andreazzi Duarte
Fundador e Editor - REAS/EJCS




ARTIGOS ORIGINAIS

1. Capacidades de Autocuidado e sua Relação com os Fatores Condicionantes Básicos: Um Estudo em Unidades Básicas de Saúde. José Vitor da Silva, Daniel Rodrigues Machado, Jéssica de Cássia Costa Martins, Jorge Leonardo Narcy, Thiago Aparecido Porfirio, Francisco Noronha de Andrade.

 

2. Qualidade Microbiológica da Água Consumida em Bebedouros de uma Unidade Hospitalar no Sul de Minas. Camila da Costa Barbosa, Ana Paula Fernandes, Greice Kelle Viegas Saraiva, Francisco Eduardo de Carvalho Costa, Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola.

3. Estudo da Qualidade de Vida de Portadores da Síndrome de Down. Amanda Furtado Proença, Claire Marie Pedroso Dias, Elisangela Pereira Gonçalves, Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça.

 

ARTIGOS DE REVISÃO

 

4. Doenças Relacionadas ao Trabalho: Asma Ocupacional. Paula Kariluce de Carvalho, Danillo Barbosa, Pamella Conti Vieira.


5. Câncar de Próstata: Caracterização Epidemiológica e Riscos Hereditários. Simone Fraga da Silva Brito, Vanilda de Morais.





codigbarras004

 



Publique seu artigo conosco! Revisão e publicação rápida. Submeta já!

Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.
  Site Map