Revista Eletrônica Acervo
Saúde / Electronic Journal Collection Health

Volume 1



Fonte:
http://quovadisconstitucionalismo.blogspot.com



EDITORIAL


As demandas da sociedade moderna exigem a formação de profissionais com competência técnica e científica. Uma boa competência científica é obtida com os fundamentos de uma dada área do conhecimento. Este processo requer domínio da ciência, métodos e linguagens, em cuja base se fundamenta no aprender, pela procura de condições para o exercício profissional criativo e de busca permanente de atualização. Assim, o ensino e a pesquisa, apontam para a formação da sociedade contemporânea como parte do processo formativo.

Nesse contexto, está sempre em foco à questão do processo de formação profissional que valoriza a pesquisa científica como elemento fundamental para pensar e planejar a sua ação profissional, e como compromisso básico o despertar de vocações para o campo da ciência. A partir desse ponto, é importante destacar o papel das atividades científicas que visam a envolver não só os pesquisadores, mas também os profissionais das diversas áreas com valores positivos, pelo crescimento profissional e interior.

Partindo da idéia de divulgação de produções científica em saúde, foi criada a REAS/EJCH, onde no seu primeiro volume traz cinco trabalhos com ênfase nas áreas de gerontologia, hospitalar e fisiologia molecular.

No primeiro artigo, Magalhães e colaboradores apresentam dados de grande relevância com enfoque em instituições de longa permanência. O levantamento epidemiológico relata ocorrências de incontinência urinária em idosos.

O artigo seguinte apresenta um estudo de caso com ênfase na assistência de enfermagem nas fases operatórias de emergências. O manuscrito relata a importância da sistematização da assistência de enfermagem para o cuidado ao paciente debilitado.

O volume traz também três revisões bibliográficas com achados atuais sobre a fisiologia imunológica, um focando o exercício físico e outro as alterações decorridas do envelhecimento; por último, Duarte e Barbosa descreve a capacidade adaptativas do sistema nervoso central frente a injúrias traumática.

Agradecemos a todos pela colaboração desejando-lhes uma ótima leitura.


Diego Andreazzi Duarte
Fundador e Editor - REAS/EJCH




ARTIGOS ORIGINAIS

1. Incontinência Urinária em Pessoas Idosas de Uma Instituição de Longa Permanência. Neide A.M. Magalhães, Diego A. Duarte, Cleide D.M. Nunes.


2. Diagnósticos de Enfermagem das Fases Pré, Intra e Pós-Operatória de Emergência. Estudo de Caso.  Diego A. Duarte.


ARTIGOS DE REVISÃO

3. Aspectos Moleculares do Sistema Imunológico no Envelhecimento.
Diego A. Duarte, Marli G. Melo-Almeida.


4. Achados Sobre a Influência do Exercício Físico na Fisiologia Imunitária. Diego A. Duarte, Débora Brandão. 

5. Achados Sobre Plasticidade Neural. Diego A. Duarte, Danillo Barbosa.




codigbarras001





 
 



Publique seu artigo conosco! Revisão e publicação rápida. Submeta já!

Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.
  Site Map